Como reduzir a queda de cabelo em 10 passos

Esse não é um problema novo e que incomoda homens e mulheres de várias faixas etárias. Vários fatores podem provocar a queda de cabelos: doenças de origem autoimune, micoses, carência de vitaminas ou mesmo a genética, por isso é importante antes de qualquer tratamento, determinar a causa para só então iniciar o tratamento específico. Seguem algumas dicas para diminuir a queda dos cabelos:

1 – Evite andar com o cabelo preso, muito repuxado, pois aumenta a queda.

2 – Escovas alisadoras, além de tracionarem, ou seja, repuxarem muito os fios, causam um dano aos fios e ao próprio couro cabeludo devido à química que utilizam.

3 – Tinturas e produtos com formol causam sérios danos à saúde do cabelo, por isso é importante utilizar produtos de boa qualidade com bons profissionais.

4 – Pracha de alisamento e os cacheadores provocam um dano térmico ao cabelo, pois utilizam temperaturas muito altas. Além da queda, podem provocar a quebra do fio.

5 – É muito importante manter uma dieta equilibrada. Comer frutas, verduras, legumes, carnes, peixes e produtos integrais ajudam no processo. Quanto menos industrializado, melhor.

6 – Doenças que envolvem hormônios no corpo também podem causar queda de cabelo, doenças da tireoide são um exemplo disso. Quanto mais cedo diagnosticar, mais cedo se inicia o tratamento.

7 – Doenças do couro cabeludo muitas vezes provocam coceira e deixam um aspecto feio no couro cabeludo. As micoses e a caspa são um exemplo disso. Ao invés de se automedicar, o paciente deve procurar um médico da área de dermatologia para iniciar o tratamento correto o mais breve possível.

8 – A genética também é um fator importante de queda dos cabelos. Geralmente há história na família e a localização da alopecia tem uma região mais delimitada e específica. Mesmo sendo esta a causa, existe medicação capaz de controlar o quadro e, às vezes, recuperar certo volume perdido. Um dos tratamentos inovadores nesse caso é a intradermoterapia do couro cabeludo, com ótimos resultados.

9- Quem anda estressado sabe que nesses períodos a queda costuma ser maior. Fazer atividade física e atividades de relaxamento auxiliam nesse caso.

10 – Algumas medicações são capazes de provocar a queda dos cabelos. Antes de tomar medicações por sua conta ou para as que está usando, consulte um médico da área de dermatologia.