10 Dicas para combater a acne de vez!

1. Não lave o rosto muitas vezes ao dia. Quanto mais você lava tentando retirar o excesso de oleosidade, o seu corpo tenta manter o equilíbrio, produzindo mais sebo. O ideal é duas vezes ao dia, com o sabonete facial prescrito pelo seu dermatologista.
  2. Não esprema cravos e espinhas. Ainda que se lave as mãos, existem microrganismos escondidos sob nossas unhas, que acabam por gerar infecções e piorar o processo inflamatório já existente na pele. Para isso existem produtos secativos e a limpeza de pele com um profissional habilitado.
  3. Mulheres, não durmam de maquiagem. A maquiagem mantém os poros fechados, piorando um dos fatores de origem da acne que é a obstrução folicular, gerando processo inflamatório.
  4. Lavem os pincéis de maquiagem rotineiramente. Bactérias e fungos se acumulam nas cerdas dos pincéis e podem proliferar em sua pele originando acne.
  5. A alimentação é fator fundamental no controle das espinhas. Alimentos ricos em carboidratos e gorduras comprovadamente aumentam a produção sebácea das glândulas, piorando a acne.
  6. Suplementos alimentares do tipo whey protein, podem originar ou piorar a acne por conterem grande quantidade de proteína de leite.
  7. Medicações como corticoides podem contribuir no surgimento da acne.
  8. Anticoncepcionais com potencial antiandrogênico podem auxiliar no controle e no tratamento coadjuvante da acne, no entanto, sozinhos não são suficientes para um tratamento eficaz, uma vez que interrompe o uso, as lesões voltam a aparecer.
  9. Quando realizar seu tratamento com o dermatologista, após o controle das lesões (mesmo que o tratamento tenha sido com o Roacutan ou isotretinoína oral), é necessário um tratamento de manutenção para evitar que as lesões recidivem.
  10. Peelings e demais procedimentos estéticos são coadjuvantes no trabalho da acne, mas não o seu pilar. Procure um dermatologista.