Lipoenzimática de papada

A famosa papada é aquela gordurinha que se acumula entre a parte inferior do queixo e o pescoço, deixando o aspecto da porção inferior da face pouco definido e o queixo duplo. Antes do tratamento da lipoenzimática de papada, é necessário avaliar se a queixa do paciente está associada a esse acúmulo de gordura ou a flacidez. No caso de flacidez, outros tratamentos devem ser considerados: radiofrequência, ultrassom microfocado, bioestimuladores.

A aplicação de enzimas é feita com a técnica de mesoterapia. Consiste em injetar produtos específicos no tecido adiposo, ou seja, o tecido que armazena gordura e esta será digerida pelas enzimas para então ser eliminada do organismo. O produto mais comumente utilizado é o Desoxicolato de sódio.

Quais são as contra indicações da técnica?

Gestantes e mulheres que estão amamentando não devem ser submetidas a lipo enzimática de papada.  O procedimento também está contraindicado em pessoas portadoras de doenças autoimunes (lúpus, por exemplo) ou que apresentem alguma doença de pele (como infecções ativas) no local onde será realizada a injeção do produto.

É aplicado um anestésico tópico no local da aplicação, ocorrendo apenas leve desconforto, suportável, durante as aplicações. A lipo enzimática de papada é um procedimento simples e seguro, desde que utilizado um produto de qualidade com a técnica correta. A aplicação deve ser realizada em consultório por um médico capacitado. O risco de alergia aos produtos é baixo, mas pode ocorrer, sendo esta uma complicação que não pode ser prevista ou evitada, o paciente assumindo o risco de que ocorra sem razão de reclamá-la. Hematomas, vermelhidão, inchaço, coceira e dor podem ocorrer no local da injeção nos primeiros dias.

Devido a frequente formação de hematomas nos locais da aplicação, recomenda-se proteção solar regular e rigorosa durante todo o tratamento para evitar a formação de manchas nas regiões tratadas, e no caso de haver formação de hematomas, evitar exposição solar até que tenham desaparecido. Recomenda-se também não coçar as regiões de aplicação, caso ocorra coceira. No caso de dúvidas ou anormalidades, entrar em contato com o médico.

A lipoenzimática da papada apresenta um resultado progressivo e gradual, que geralmente começa a ser percebido após a terceira sessão. Em média, são necessárias 5 sessões para resultados satisfatórios, sendo que não há garantias de quantas sessões são necessárias para que o paciente alcance seu objetivo. Estes resultados também dependem da indicação clínica, dos tratamentos associados (demais procedimentos, cuidados em casa e uso de medicações e produtos conforme recomendação médica).