Lipo enzimática

A aplicação de enzimas é feita com a técnica de mesoterapia. Consiste em injetar produtos específicos no tecido adiposo, ou seja, o tecido que armazena gordura e esta será digerida pelas enzimas para então ser eliminada do organismo. O produto mais comumente utilizado é o Desoxicolato.

Qual a indicação da lipo enzimática?

A técnica em questão é indicada para os casos de gordura localizada, seja nas costas, braços, coxas e áreas do abdome. Lembrando que não tem função de emagrecimento e para melhores resultados deve ser sempre associada a atividade física e controle da dieta. Como a medicação tem uma dose máxima permitida por sessão, a lipo enzimática não é indicada para grandes depósitos de gordura, pois terá um efeito lento e pobre. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico.

Quais são as contra indicações da técnica?

Gestantes e mulheres que estão amamentando não devem ser submetidas a lipo enzimática.  O procedimento também está contraindicado em pessoas portadoras de doenças autoimunes (lúpus, por exemplo) ou que apresentem alguma doença de pele (como infecções ativas) no local onde será realizada a injeção do produto.

É aplicado um anestésico tópico no local da aplicação, ocorrendo apenas leve desconforto, suportável, durante as aplicações. A lipo enzimática é um procedimento simples e seguro, desde que utilizado um produto de qualidade com a técnica correta. A aplicação deve ser realizada em consultório por um médico capacitado. O risco de alergia aos produtos é baixo, mas pode ocorrer, sendo esta uma complicação que não pode ser prevista ou evitada, o paciente assumindo o risco de que ocorra sem razão de reclamá-la. Hematomas, vermelhidão, inchaço, coceira e dor podem ocorrer no local da injeção nos primeiros dias.

É recomendado dormir com a cabeceira discretamente elevada, utilizar compressas geladas após os procedimentos corporais para reduzir o desconforto da dor e diminuir a formação dos hematomas. No tratamento da gordura localizada o uso de bermudas compressivas é recomendado por 7 a 10 dias após o procedimento. Também é orientada a drenagem linfática após 2 dias da sessão de lipo enzimática, para facilitar a eliminação da gordura. Devido a frequente formação de hematomas nos locais da aplicação, recomenda-se proteção solar regular e rigorosa durante todo o tratamento para evitar a formação de manchas nas regiões tratadas, e no caso de haver formação de hematomas, evitar exposição solar até que tenham desaparecido. Recomenda-se também não coçar as regiões de aplicação, caso ocorra coceira. No caso de dúvidas ou anormalidades, entrar em contato com o médico.

A intradermoterapia apresenta um resultado progressivo e gradual, que geralmente começa a ser percebido após a terceira sessão. Em média, são necessárias 5 a 10 sessões para resultados satisfatórios, sendo que não há garantias de quantas sessões são necessárias para que o paciente alcance seu objetivo. Estes resultados também dependem da indicação clínica, dos tratamentos associados (demais procedimentos, cuidados em casa e uso de medicações e produtos conforme recomendação médica) e da adesão do indivíduo às outras medidas propostas (alimentação e atividade física, por exemplo), tendo em vista que a lipo enzimática consiste em um tratamento complementar às outras medidas.