Microagulhamento – IPCA

Realizado com o equipamento dermaroller, este tratamento faz um rolamento de microagulhas na pele. Ao fazer isso, promove formação de colágeno e elastina na pele, além de originar uma intensa renovação celular. Dessa forma, tem indicação precisa no rejuvenescimento facial, área dos olhos, pescoço, cicatrizes de acne, estrias e suavização de cicatrizes pós-inflamação.

Ao fazer a aplicação deste microagulhamento na pele, são feitos milhares de micro-furos, assim provocamos uma espécie de lesão intencional na pele. Por haver pele íntegra ao redor do furinho, ela reage para cicatrizar a pele agredida. Com isso, grande quantidade de colágeno se forma em toda a região tratada. A pele regenerada agora está mais firme e uniformemente melhor. Esse é o mesmo princípio do “Laser de CO2 fracionado”, que também é um excelente tratamento (cada um tem suas indicações específicas). A expressão “fracionado” significa, explicitamente, que em torno de mínimas lesões ficam áreas intactas de pele, o que é determinante para uma rápida recuperação do paciente submetido a esse tipo de tratamento.

Quais as indicações do microagulhamento?

  • ·               Rejuvenescimento de face, pescoço, orelha e mãos. O microagulhamento pode ajudar no tratamento e estímulo da pele para essas regiões.
  • ·               Acne e Cicatrizes de Acne:  O microagulhamento é utilizado no tratamento das cicatrizes de acne.
  • ·               Tratamento de Estrias:  No tratamento de estrias, o microagulhamento vem obtendo bons resultados, lembrando que é importante a associação com outros métodos.
  • ·               Cicatrizes (para melhorar o aspecto delas):  Em situações específicas pode ter resultado semelhante ao Laser de CO2 fracionado.
  • ·               Rugas e linhas de expressão
  • ·               Flacidez leve
  • ·               Poros abertos
  • ·               Tratamento de manchas

Quais os riscos e contra-indicações?

Não existe procedimento médicos sem riscos. Esse aparelho provoca microlesões na pele, assim, pode ocorrer infecção local, estímulo do herpes, cicatriz e até mesmo a formação de quelóides (cicatriz endurecida e saliente) em pacientes propensos a isso. Por isso, antes de indicado deve ser realizada uma avaliação médica da pele, para identificação de fatores de risco. Pacientes com tendência a cicatriz queloide não devem se submeter a esse tratamento. A presença de infecções ativas ou erupções na pele também contraindicam o microagulhamento. Quanto aos portadores do herpes simples, pode ser realizada profilaxia antes do procedimento, desde que não haja lesões ativas no local.

Quando aparecem os resultados do microagulhamento?

Podemos ver resultados positivos já após a primeira sessão. Entretanto, são necessárias no mínimo três sessões com espaçamento de 4 a 6 semanas, dependendo da finalidade do tratamento e que tipo de agulhas serão usadas, para se ter resultados mais evidentes. Sabemos que todo procedimento estético necessita de manutenção para o efeito do tratamento ter maior duração, o mesmo vale para o microagulhamento. O médico pode promover a melhora dos resultados com a adição de ativos cosmecêuticos, que ampliarão os efeitos do tratamento, que podem ser Vitamina C, ácidos que estimulam a epiderme e a derme ou outros ativos de acordo com a finalidade desejada. O dermatologista também fará a prescrição de medicamentos específicos para usar entre uma sessão e outra, melhorando ainda mais os efeitos.

Como fica a pele depois do procedimento?

Logo após a realização do microagulhamento, há uma hiperemia na pele (vermelhidão), que dura em média dois dias. Isso pode ser facilmente disfarçado com uma maquiagem simples, ou um protetor solar tonalizante. Assim, não há um downtime (tempo de recuperação em casa) significativo. Normalmente já se retoma as atividades normais em 1 ou 2 dias. No entanto, recomenda-se o uso de maquiagem apenas após 24 horas da aplicação do dermaroller.

Qualquer pessoa pode se submeter ao procedimento?

O tratamento de microagulhamento pode ser feito tanto em homens quanto em mulheres, igualmente. O procedimento traz benefícios tanto para peles muito jovens para o tratamento de estrias e cicatrizes de acne, até pessoas idosas para suavização de rugas, flacidez e revitalização de pele, desde que não tenham sido identificadas as contraindicações citadas anteriormente.

Quais os cuidados após a realização?

Embora para um bom médico seja um procedimento relativamente tranquilo, também necessita cuidados. O microagulhamento tem efeitos semelhantes ao laser, para alguns casos, mas é um procedimento mais seguro. Contudo, os cuidados pós-tratamento são imprescindíveis como são nas aplicações do laser. Entre esses, o mais importante é o uso intensivo de protetor solar de boa qualidade, com fator 30 ou mais, evitar exposição solar nos primeiros dias e evitar manipular a área nas primeiras horas pós-procedimento. Além disso, são prescritos cosmecêuticos para uso doméstico. Seguir as recomendações indicadas pelo médico durante a consulta é fundamental para evitar complicações e ter bons resultados.

Quanto tempo demora a aplicação?

O tempo de aplicação do aparelho não passa de vinte minutos, conforme a área a ser tratada, porém esse tempo é precedido de quarenta a sessenta minutos com anestésico tópico passado na área. Com essa medida praticamente não há dor durante o procedimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WhatsApp Nos chame no WhatsApp!