Peeling químico

O peeling químico é uma técnica usada para melhorar a aparência da pele. Uma solução química é aplicada sobre a pele promovendo a descamação das suas camadas externas. Isto estimula a renovação da pele. A nova pele é mais macia, e com maior viço. Os peelings químicos servem para tratamento das rugas finas e manchas superficiais. As rugas profundas muitas vezes precisam de cirurgia plástica ou outros tratamentos como preenchimentos ou aplicação de toxina botulínica. Cicatrizes superficiais e alguns tipos de acne também podem ser tratados através de peelings. Manchas da pele como sardas ou, ainda, manchas ocasionadas pelo sol ou gravidez, podem melhorar com os peelings. Antes do tratamento avise ao médico se possuir cicatrizes anteriores alteradas, tratamentos com radioterapia, possibilidade de gravidez ou se possui herpes simples, já que esse tratamento pode reativar a doença.

Podem ser feitos na face, pescoço, colo, mãos e braços. Antes do tratamento, algumas vezes é necessário preparo da pele com uso de cremes recomendados pelo médico, sendo tais cremes interrompidos durante o tratamento e substituídos por hidratantes e sabonetes suaves. O uso de filtros solares é obrigatório, devendo ser aplicados a cada duas horas. O peeling é realizado no consultório.

Como é feito o peeling químico?

Inicialmente a pele é limpa e desengordurada com um agente químico. Uma ou mais substâncias químicas são aplicadas, como ácido retinóico, ácido salicílico, ácido lático, ácido tricloroacético, fenol, entre outros. O médico irá estabelecer qual é o peeling mais adequado e o número de sessões necessárias. Durante a aplicação do peeling o paciente pode sentir ardor ou pinicamento que pode durar até 5 minutos, cessando completamente antes de sair do consultório.

O que você pode esperar após o peeling?

Os peelings superficiais deixam a pele avermelhada após a sua retirada e com a sensação de ressecamento, seguida de descamação que dura de 3 a 5 dias. Os peelings médios escurecem a pele após 48 horas de sua realização, formam crostas e descamam por 7 a 10 dias.

Recomendações após peeling:

  • Evitar o sol e aplicar filtros solares várias vezes ao dia;
  • Manter a pele hidratada;
  • Usar somente sabonetes neutros para o local duas vezes o dia;
  • Não retornar o uso de cremes com ácidos até que seja orientado;
  • Homens podem se barbear somente com aparelhos elétricos;
  • Não remover a pele que começa a descamar por risco de formar cicatriz;
  • Avisar caso ocorra dor, secreção purulenta ou crostas espessas;
  • Avisar o médico caso tenha herpes labial ou na face;
  • Não usar substâncias químicas como agentes depilatórios, maquiagem, perfumes,
  • detergentes, tinturas ou spray de cabelos;
  • Retornar nas consultas agendadas.
WhatsApp Nos chame no WhatsApp!