Preenchimento facial

O alicerce da estruturação facial

Um dos pilares do rejuvenescimento é o preenchimento facial. À medida em que envelhecemos, já a partir dos 25 anos, algumas modificações começam a ocorrer na pele, na gordura facial e nos contornos ósseos. Para manter a sustentação, a face contém compartimentos de gordura, que vão sendo reposicionados e reabsorvidos ao longo do tempo, deixando espaços vazios. A pele começa então a deslizar para baixo por falta de sustentação, originando rugas e sulcos mais profundos e diminuindo o contorno da face. Os rebordos ósseos também passam por um processo de reabsorção, levando a órbitas mais profundas, diminuição do queixo, queda da ponta do nariz, sulco nasogeniano (bigode chinês mais profundo).

O preenchimento vai nos ajudar então a ocupar esses espaços vazios que surgiram com a idade. O material mais seguro e mais utilizado nesse procedimento é o ácido hialurônico, um material biodegradável, que já existe no nosso organismo, tendo por isso baixas chances de reações de corpo estranho ou reações alérgicas. Hoje falamos menos em volumizar e mais em estruturar, já que buscamos resultados naturais e discretos, que se aproximem cada vez mais do real, seguindo as individualidades de cada paciente.

Existem diferentes marcas e tipos de ácido hialurônico, que mudam em consistência e coesividade e são essas diferenças que serão importantes no resultado das várias formas e locais de aplicação. Sabendo que existem várias influências externas que interferem no nosso envelhecimento, não existe uma idade ideal para realizar esse procedimento, desde que exista indicação, percebida pelo médico durante sua avaliação.

Como é feito o preenchimento facial?

Consiste em injetar o material, no caso, o ácido hialurônico, em profundidades diferentes na face, de acordo com a finalidade que desejamos ou local de aplicação. Aproximadamente 30 minutos antes do procedimento, aplicamos um anestésico tópico por toda a área que será trabalhada. O produto pode então ser injetado com agulha ou cânula (uma agulha mais grossa de ponta arredondada), dependendo da prática do profissional com cada instrumento. O desconforto é mínimo e a duração média do procedimento é de 20 a 40 minutos.

Quais as indicações do preenchimento facial?

  • Lifting facial e reestruturação da face (reposicionamento das maçãs do rosto, zigomático, região temporal, supercílios, mandíbulas, mento.)
  • Rinomodelação
  • Aumento ou realce de lábios
  • Aumento ou projeção do queixo
  • Remodelação da mandíbula

Quais as contraindicações?

Gestantes e lactantes não devem ser submetidas ao preenchimento facial. Além disso, pacientes portadores de doenças autoimunes devem estar em período de remissão da doença para estarem aptos a realiza-los e sempre com o consentimento do médico reumatologista que o acompanha. Pacientes com antecedente de preenchimentos anteriores com PMMA devem evitar a aplicação no local.

Quanto tempo dura o efeito do preenchimento?

A média de duração é de 6 a 12 meses, a variação depende do estilo de vida do paciente (atletas tem uma absorção mais rápida), da reação do organismo e local onde foi injetado o material. Lábios costumam ter uma duração menor, com uma média de 4 meses.

Como fica a pele depois do preenchimento?

A reação do organismo é muito variada. O mais comum é uma leve vermelhidão no local de aplicação do ácido hialurônico, podendo ter leve inchaço e sensação dolorida. Caso haja acometimento de algum vasinho, com extravasamento de sangue, pode haver a formação de equimoses, pequenas manchas roxas que sumirão em alguns dias.

Quando vou ver os resultados do meu preenchimento?

Logo após a aplicação, alguma mudança já é perceptível, no entanto, ainda não é o resultado final. Nos próximos dias, o ácido hialurônico atrai água para o local, além de passar por um processo de acomodação e incorporação ao organismo, o que vai deixar seu resultado mais natural. Além disso, depois desse período já teremos regressão do edema e das possíveis equimoses. Por esse motivo, a reavaliação do procedimento é recomendada apenas após 15 a 30 dias de sua aplicação.

WhatsApp Nos chame no WhatsApp!