Toxina Botulínica (Botox)

Um tratamento base para as rugas e linhas de expressão

A toxina botulínica, popularmente conhecida pelo nome comercial de uma de suas marcas, Botox, é uma toxina extraída da bactéria Clostridium Botulinum. Seu uso inicial de deu nas áreas de oftalmologia e de neurologia, mas por sua ação de paralisar a musculatura, passou a ser utilizada também na área da dermatologia.

Sua ação se dá por meio do bloqueio do estímulo nervoso para o músculo, o que evita sua contração. Mantendo a musculatura relaxada, as forças de expressão facial são reduzidas, evitando a formação das rugas dinâmicas e prevenindo as rugas estáticas. O procedimento pode ser feito em mulheres e homens.

Rugas dinâmicas são aquelas que aparecem durante a expressão facial, ao franzirmos a testa, ao fazermos face de preocupação, ao sorrir, ao apertar os olhos entre outras. Se não fazemos a aplicação da toxina botulínica (botox), a contração constante provocará fraturas na pele, deixando linhas marcadas mesmo quando o rosto estiver em repouso. A essas linhas chamamos de rugas estáticas, que não resolvem com botox.

Além dessa atuação, o botox bloqueia a secreção de suor pelas glândulas sudoríparas, por isso tem sido um tratamento bastante utilizado para a hiperidrose ou sudorese excessiva, em áreas de mãos, pés, couro cabeludo e axilas.

Quanto tempo leva para fazer efeito?

Após a aplicação, o botox demora em média 5 a 7 dias para começar a mostrar resultados. Em 15 dias já percebemos seu efeito máximo, por esse motivo, nesse período é recomendado fazer uma reavaliação para analisar assimetrias e necessidades de correções.

Quanto tempo dura o efeito do Botox?

No caso de tratamento estético de rugas, a paralisação é perceptível até uma média de 4 a 5 meses. No entanto, é importante ressaltar que mais benéfico do que o efeito a curto prazo de paralisação da musculatura, é o efeito a longo prazo de reeducação das expressões faciais, o que acaba por refletir no padrão de contração dos músculos e na estrutura facial. Portanto, são as reaplicações rotineiras que trarão os efeitos de rejuvenescimento a longo prazo. Recomendamos então que se realize a cada 6 meses.

Para o tratamento da hiperidrose, a duração do efeito é de em média 9 meses, podendo haver variação de um paciente para outro.

Como é feita a aplicação?

Não é necessário nenhum cuidado especial pelo paciente antes de aplicar a toxina botulínica. É um procedimento simples e rápido, sem necessidade de anestesia quando na face, que dura em média 30 minutos.  Em regiões de tratamento da hiperidrose pode ser realizada aplicação tópica de anestésico ou bloqueio e o procedimento dura em média 1 hora. Após essa aplicação é recomendado que o paciente evite baixar a cabeça ou deitar por um período de 4 horas e evitar atividade física mais intensa por 24 horas, para evitar que o produto desloque para um local indesejado.

Como fica o rosto logo após a aplicação de botox na face?

Logo após a aplicação você percebe que o local da picada da agulha fica levemente mais alto e vermelho, voltando ao normal algumas horas depois. Não há inchaço nem outras alterações no rosto.

Quais as contraindicações ao uso do Botox?

Pacientes gestantes e pacientes com alergia a ovos (pois pode haver uma pequena quantidade de albumina no produto e desenvolver reação alérgica no paciente.

Com que idade posso começar a fazer a toxina botulínica?

Não existe uma idade ideal, existe indicação! A partir do momento que você percebe a formação de rugas quando você faz alguma expressão facial, está na hora de começar, seja com 20 anos, seja com 30 anos. Isso varia porque nossas expressões tem intensidades diferentes e nossos músculos tem intensidade de contração diferentes. Assim, isso vai interferir nas diferenças de área e de quantidades necessárias de botox em cada paciente.

Se eu fizer a primeira aplicação de toxina botulínica, vou precisar fazer sempre?

Não. Eu costumo dizer que a única dependência que o botox gera é a emocional, porque você vai gostar tanto que não vai querer parar. O que acontece quando o efeito da toxina vai diminuindo é que a sua contração muscular facial vai voltando ao que era. Não há aumento de flacidez, nem piora progressiva como muita gente pensa.

WhatsApp Nos chame no WhatsApp!