Toxina

Quem não deseja ter uma pele sempre jovial e que não possua algumas imperfeições e marcas do tempo? Se você se incomoda com suas rugas e linhas de expressão, ou deseja alterar algo em seu rosto, conheça o botox!

O botox teve sua utilização aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992 aqui no Brasil. Dessa forma, é a primeira toxina botulínica com registro no país. E, desde então, utiliza-se para tratamentos estéticos e medicinais.

Ressalta-se que há outros nomes comerciais para o produto. O botox é a toxina botulínica tipo A. Usa-se esse tipo de toxina botulínica em medicina e estética.  Já o tipo B e C dessa toxina não são utilizados para os mesmos fins.

Você se interessa em saber como faz para ter suas rugas e linhas de expressão do rosto suavizadas? Então leia esse artigo e descubra tudo sobre a aplicação do botox e como ele funciona. Confira!

Conheça o que é o botox e para que serve sua aplicação

A toxina botulínica, ou o botox, é uma proteína que a bactéria Clostridium botulinum produz. Essa bactéria é a mesma responsável pela doença do botulismo, no entanto a aplicação do botox não é capaz de desenvolver doença.

Em um procedimento estético ou medicinal,  aplica-se o botox por meio de injeção em pontos específicos da face e em doses pequenas. Essa substância provoca um relaxamento muscular no local aplicado devido ao bloqueio dos impulsos nervosos que estimulam a contração desse músculo.

Com os impulsos bloqueados e a musculatura relaxada, o botox causa uma paralisia  muscular parcial e temporária. E é essa paralisia que impede que a musculatura produza as temidas e indesejadas linhas de expressão ou rugas. Dentre as linhas tratadas e amenizadas pelo botox estão as rugas da testa, da glabela e da região dos olhos.

Portanto, se ver essas marcas do tempo em seu rosto te incomodam, procure por um profissional adequado para fazer esse procedimento estético em você.

O botox como opção para auxiliar em questões que não são estéticas

Além de ser um procedimento estético que previne e ameniza rugas e linhas de expressão, o botox também trata a transpiração excessiva. Ou seja, se o paciente possui transpiração exagerada em diversas partes do corpo, pode-se aplicar o botox para amenizar o problema. Usado principalmente nas axilas, mãos e pés, essa substância inibe o estímulo neural para as glândulas sudoríparas, de forma que a liberação do suor é controlada.

Outro tratamento com botox, que não é estético, é utilizá-lo como finalidade para tratamentos odontológicos. Dessa forma, a toxina botulínica pode tratar e minimizar, por exemplo, os quadros de bruxismo que impactam a saúde bucal. Bruxismo é uma condição clínica na qual os pacientes rangem ou apertam os dentes de forma involuntária e com o botox, diminui-se a força de contração do músculo masseter, que geralmente é hipertrofiado e forte nesses pacientes.

Quando e por que devo considerar aplicar botox em meu rosto?

As rugas são consequências naturais da contração muscular da face que gera dobras na nossa pele e que aparecem por conta de dois fatores: do envelhecimento facial ou pelo hábito de contrair naturalmente os músculos do rosto durante a mímica facial.

O rosto torna-se envelhecido por diversos fatores, entre eles está a idade, o tabagismo, a má alimentação e a exposição aos raios solares sem algum tipo de proteção. Já o hábito de contrair os músculos ocorre quando uma pessoa franze muito a testa ou faz força com os olhos para sorrir e enxergar. Isso é muito comum, por exemplo, nos portadores de miopia ou nas pessoas muito expressivas.

Dessa forma, o botox atuará diminuindo a força de contração dos músculos faciais e evitando que a pele se dobre, o que acaba funcionando como prevenção de rugas mais profundas e atenuação das linhas mais finas que já estão aparentes durante a expressão facial.

Seja qual for o fator que está motivando o aparecimento de rugas e linhas de expressão, o botox será eficaz. A partir do momento em que as rugas começam a te incomodar, você já pode buscar pela aplicação de botox. Não há uma idade mínima ou máxima para esse procedimento estético, desde que haja indicação pelo seu médico.

Qual o preço para aplicar o botox?

Em relação ao preço da aplicação do botox, deve-se levar em consideração que ele engloba os honorários médicos e o custo da ampola do produto. Portanto, não há um preço único e padronizado para esse procedimento estético, de forma que o valor da aplicação varia, dependendo da extensão da área onde ele será aplicado, do tipo de produto utilizado e da cidade onde você fará a aplicação. A média de custo para a região superior da face custa entre R$ 1200 e 1500 no Brasil.

Como é feita a aplicação do botox?

Após avaliação das rugas dinâmicas e higienização da pele, o médico marcará os pontos de aplicação e injetará quantidades pequenas de acordo com o efeito desejado e com a necessidade de cada paciente.

O procedimento é rápido e praticamente indolor, não havendo a necessidade da aplicação de anestesia local.

Em quanto tempo posso ver o efeito desse procedimento?

A aplicação de botox não deixa qualquer cicatriz em sua pele. A partir do terceiro dia o paciente já consegue perceber os primeiros efeitos da toxina e, finalmente, após 15 dias da primeira aplicação, o botox já está no seu efeito pleno.

Descubra por quanto tempo o efeito do botox fica em seu rosto

Esse efeito de paralisia muscular permanece por um período médio de três a cinco meses, ao longo dos quais seu efeito vem diminuindo gradualmente. Caso o paciente mantenha a frequência das aplicações, a alteração da mímica facial e o próprio enfraquecimento muscular tendem a manter uma durabilidade ainda melhor a longo prazo.

Mas sempre se lembre de respeitar um intervalo de, no mínimo, três meses entre cada aplicação. Caso o botox seja reaplicado antes de dois meses, o músculo pode desenvolver resistência ao produto e fazer com que o botox perca seu efeito.

O efeito do botox não é definitivo. E muito menos faz a remoção definitiva de linhas de expressão e rugas. Portanto, para sempre ter o efeito de pele jovial, você deve seguir o cronograma de aplicação indicado pelo seu médico.

Você também deve aliar o botox com seus cuidados da rotina skincare. Isso vai garantir uma boa textura e qualidade de pele, garantindo que o efeito desse procedimento estético seja preservado pelo maior tempo possível. Portanto, sempre use protetor solar, cremes anti-idades e hidratantes que possuam antioxidantes em sua fórmula. Também, faça consultas regulares com um dermatologista para que ele possa te recomendar os melhores produtos para seu tipo de pele e sua necessidade.

Tendo esses cuidados, o efeito do botox será melhor. Além da sua pele ficar mais bem cuidada, mais jovem e mais bonita.

Há efeitos colaterais? Quais cuidados eu devo ter após o procedimento?

É normal que nas primeiras horas após a aplicação você perceba o local levemente elevado, isso costuma desaparecer nas horas seguintes. Mais raramente, algumas pessoas podem apresentar leve dor de cabeça no primeiro dia da aplicação.

Embora seja um procedimento relativamente simples, devido à ação do botox ser programada de acordo com o equilíbrio muscular do paciente, para não alterar sua mímica facial, isso exige um conhecimento técnico apurado do profissional injetor. A aplicação da toxina em pontos indevidos ou o simples deslocamento do produto para regiões vizinhas, caso o paciente não siga as recomendações, podem ocorrer assimetrias de pálpebras, sobrancelhas ou lábios. Por isso, é importantíssimo que se procure um médico com experiência no procedimento.

Evite também tocar ou massagear o local da aplicação, assim como fazer exercícios físicos por 24 horas após o procedimento. Essas atividades podem prejudicar o efeito final do seu procedimento estético.

Há contraindicação para algumas pessoas que não podem fazer a aplicação da toxina botulínica. O botox não deve ser feito em mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Pois ainda são desconhecidas reações ao feto ou ao bebê que mama ao seio.

Também não se deve aplicar o botox em pessoas que sejam alérgicas a qualquer componente de sua formulação ou ao ovo. Pacientes portadores de doenças imunológicas, neuromusculares ou coagulopatias são contraindicações relativas e até podem realizar o procedimento, desde que haja liberação pelo médico assistente.

Botox e preenchimento são a mesma coisa?

Uma dúvida muito comum que pode surgir entre as pessoas é a confusão entre o botox e o preenchimento. O botox atua paralisando o músculo de forma a evitar e amenizar rugas e linhas de expressão. Já o preenchimento facial, feito com ácido hialurônico, é usado para tratar rugas e sulcos que já estão marcados na pele, refazer o contorno facial ou repor o volume perdido com o tempo.

Por exemplo, se  você deseja amenizar e corrigir o bigode-chinês, ela deve fazer um preenchimento. A harmonização facial também é feita com o preenchimento de ácido hialurônico.

 

Fale com a Médica!

Estou agora no WhatsApp, envie sua mensagem.

whatsApp Estou Online, Fale Comigo