Preenchimento Facial

Conheça o preenchimento facial: o procedimento estético queridinho dos famosos

Meta descrição: O preenchimento é o procedimento da moda, afinal muitos famosos aderiram e influenciaram uma legião de fãs a fazê-lo. Conheça mais sobre!

No mundo digital e de rápida comunicação em que vivemos, sempre nos deparamos com padrões de beleza. No passado, não se difundia os procedimentos estéticos e a beleza era algo natural, genética, ou fazia-se um procedimento mais invasivo, como a cirurgia plástica.

Com a modernização da ciência e dos serviços, a beleza tornou-se mais acessível, com a possibilidade de procedimentos menos invasivos e agressivos.

Dentre os queridinhos entre os famosos, está o preenchimento facial com ácido hialurônico, que conquistou mais adeptos do que a aplicação do botox. No entanto, cada procedimento estético tem sua própria função e recomendações para determinados tratamentos.

Leia esse artigo para entender o que é o preenchimento facial e conhecer sua utilização. Além disso, você descobrirá os benefícios do ácido hialurônico para sua pele. Confira!

O que é o preenchimento facial?

Por mais que tentemos fugir, o envelhecimento da pele é um processo natural pelo qual todos nós passamos. Como consequência, chegam também a flacidez, as olheiras e a perda de volume facial e dos lábios. Além disso, é comum que a hidratação e a elasticidade da pele diminuam, o que favorece rugas, perda do contorno da face, bolsas abaixo dos olhos e linhas de expressão.

Dessa forma, o preenchimento facial é uma técnica na qual se injeta uma substância, geralmente um gel composto de ácido hialurônico, na tentativa de resgatar o volume perdido após a reabsorção óssea e o reposicionamento das nossas bolsas de gordura da face.

Pode ser usado em maçãs do rosto, no bigode chinês, no nariz para corrigir imperfeições e arrebitar a ponta, nos lábios para realçar contorno e repor volume, no queixo, na mandíbula e nas olheiras. Você irá conhecer agora, mais sobre os benefícios dessa aplicação.

Os benefícios do ácido hialurônico como substância usada para preenchimento

O ácido hialurônico é uma substância que já existe em nosso organismo, no meio que fica entre as células do nosso corpo. É, portanto, um material absorvível.

Além disso, o ácido hialurônico tem um grande poder hidratante por atrair moléculas de água ao local em que se concentra. Assim, além de proporcionar melhora de sulcos e rugas profundas, perda de volume e remodelação dos contornos faciais, também há melhora da hidratação da pele onde é injetado.

Como esse procedimento estético é feito?

O preenchimento facial é pouco invasivo e pode ser realizado com agulha ou com cânula (uma espécie de agulha de ponta redonda). Primeiro o dermatologista fará um planejamento de quais estruturas precisam melhorar para que haja o efeito estético desejado e assim identificar onde e quanto de produto injetar. O tipo de anestesia utilizado pode variar de acordo com a técnica do profissional e com a área onde será realizado. Em geral, utiliza-se a anestesia tópica (com pomadas anestésicas) ou local, injetando-se um anestésico nas camadas da pele, ou com bloqueio do nervo. A partir disso, o ácido hialurônico poderá ser injetado, seja acima do osso, seja no subcutâneo, logo abaixo da pele. A duração média do procedimento é de aproximadamente 30 minutos.

O ácido hialurônico vem acomodado em seringas de 1ml, uma quantidade pequena para mudanças mais significativas, assim, é o planejamento do seu dermatologista que indicará quantas seringas serão necessárias para o seu caso.

Após a aplicação, o paciente é liberado com as devidas recomendações e liberado para retornar às suas atividades habituais.

Os resultados do preenchimento

Embora já se tenha uma idéia do efeito do procedimento, o resultado final da aplicação de preenchimento facial só pode ser visto  após aproximadamente 15 dias do procedimento. Isso porque provavelmente, o seu rosto ou o local onde foi aplicado ficará levemente inchado, por isso é importante esperar alguns dias para só então avaliar o resultado final.

A duração média de um preenchimento, principalmente daquele feito com ácido hialurônico, é de 6 meses a 1 ano. Essa variação existe pois a duração depende do organismo de cada pessoa, do estado da pele, do tipo de ácido hialurônico que foi usado e da área onde foi injetado. Além disso, a quantidade de substância aplicada também interfere na duração do resultado final.

Após esse procedimento estético é comum que surja alguma sensação de dolorido, pequeno inchaço ou hematoma nos locais em que foram aplicados. Eles tendem a sumir em aproximadamente uma semana.

Em geral, não é necessário nenhum medicamento ou pomada específica após a aplicação. Você deve evitar exposição solar para não ocorrer a formação de manchas e evitar manipular a região tratada pelo risco de contaminação.

Preparo para o preenchimento, cuidados e contraindicações

Antes que o paciente faça esse procedimento estético, o médico responsável deve fazer a anamnese e o exame clínico. Isso é para verificar que o paciente não possua nenhum tipo de alergia ou contraindicação ao preenchimento.
Além disso, cabe ao paciente evitar ingerir bebidas alcoólicas e usar ácidos no dia anterior ao procedimento. Já uma semana antes, é necessário que remédios anticoagulantes tenham seu uso descontinuado. Outra recomendação é que você não exponha sua pele ao sol, principalmente nas primeiras vinte e quatro horas.

Você também deve se atentar às contraindicações para quem não pode fazer preenchimento. Reações alérgicas ao ácido hialurônico são raras, mas podem ocorrer. No caso de pessoas que apresentem distúrbios da coagulação ou doenças autoimunes, existe uma contraindicação relativa, pois poderá ser realizado o procedimento desde que a doença esteja estável e haja consenso entre o médico assistente e o médico dermatologista.
Portanto, qualquer aspecto como alergias, doenças prévias, uso de medicações e gestação precisam ser informadas para o médico.

Quando e quem pode fazer o preenchimento facial?

Qualquer pessoa que se sinta desconfortável com sua imagem, seja por rugas, efeitos do envelhecimento ou características próprias da face pode fazer o preenchimento. Não há uma idade mínima para esse procedimento, mas é comum que as pessoas passem a procurá-lo depois dos 25 anos, quando as mudanças proporcionadas pelo envelhecimento ficam mais visíveis.

É um procedimento seguro, desde que sejam respeitadas as técnicas de aplicação e que o médico tenha habilidade e conhecimento da anatomia para evitar possíveis complicações. Costumo dizer que você deve fazer o preenchimento com o médico que você procuraria para tratar sua complicação. Fazer procedimentos estéticos com um médico habilitado e experiente não é garantia de que não haverá nenhuma complicação, mas que ela poderá ser revertida há tempo de evitar algum dano.

Quais os procedimentos de preenchimento facial são os mais famosos e procurados?

Faz-se o preenchimento, principalmente com ácido hialurônico, em diversas regiões do rosto e com diferentes objetivos.. Dessa forma, há alguns procedimentos de preenchimento que muito se pede em clínicas e consultórios médicos. Conheça alguns e entenda como eles funcionam!

Harmonização facial

A harmonização facial, é um termo que foi generalizado para todo tipo de preenchimento facial, mas na verdade, seria um conjunto de procedimentos, cujos efeitos juntos, se complementariam para embelezar e harmonizar a face.

Assim, o objetivo da harmonização seria equilibrar, alinhar e corrigir ângulos da face, deixando-a mais bela. Dessa forma, os preenchimentos são comumente feitos no nariz, no queixo, nos lábios e na região malar. E tudo isso para realçar as características e beleza já existentes no rosto do paciente, sem modificar a sua essência.

Preenchimento em olheiras

Todos nós tememos as olheiras, principalmente quando são fundas e apresentam coloração escura e arroxeada. Um tratamento feito com frequência nesses casos é o preenchimento com ácido hialurônico.

Após a limpeza e anestesia adequada da área, o médico depositará o preenchedor em todo o sulco, para uniformizar o relevo. Isso eliminará o aspecto de sombra que existia anteriormente devido à profundidade da olheira, o que dava a ela um aspecto ainda mais escuro. O preenchimento, no entanto, não clareia as olheiras pigmentares nem as vasculares, apenas as profundas.

Preenchimento labial

Os lábios são importantíssimos para a harmonia da face, por isso o preenchimento labial é o mais procurado dentre todos. Muitos pacientes já têm a característica de lábios mais finos desde o nascimento, mas outros perdem o contorno e o volume com o próprio envelhecimento.

Geralmente, a aplicação é feita com ácido hialurônico, na região do contorno, do filtro, do arco de cupido e no vermelhão, para dar volume e projetá-los. Além de torná-los mais atraentes e desejáveis, o procedimento ainda traz viço e hidratação.

Preenchimento no bigode chinês

O bigode chinês, ou sulco nasolabial, caracteriza-se por ser o sulco que aparece ao lado do nariz e dos lábios. Com o passar do tempo,  torna-se cada vez mais evidente por conta da flacidez e da perda de gordura na região.

Dessa forma, o preenchimento na região nasolabial suaviza o bigode chinês, retomando a jovialidade do rosto. Lembrando que, muitas vezes, outras áreas da face precisam ser preenchidas primeiro, especialmente a região malar, para garantir sustentação à estrutura da face, o que, por si só, já reduzirá consideravelmente a aparência do bigode chinês.

 

Fale com a Médica!

Estou agora no WhatsApp, envie sua mensagem.

whatsApp Estou Online, Fale Comigo