Fios de PDO

Conheça os fios de PDO: uma técnica não invasiva que elimina a flacidez

Meta descrição: Os fios de PDO são recomendados para quem deseja eliminar sinais de flacidez e de envelhecimento no rosto. Conheça sobre esse procedimento!

Com o avanço da medicina estética, os procedimentos estão cada vez menos invasivos. Pelo envelhecimento, a produção de colágeno no organismo diminui, de forma que a pele se torna flácida, acentuando os sulcos. No entanto, hoje há muitas possibilidades de tratamento.

Além do botox, do preenchimento com ácido hialurônico e do bioestimulador de colágeno, há a opção dos fios de sustentação.  No início dos anos 2000, os fios de sustentação ganharam espaço como procedimento para melhorar a flacidez da pele.

Dentre os fios de sustentação mais comuns, estão os fios de PDO. Eles realizam um efeito de sustentação dos tecidos e estimulam a produção de colágeno. Esses fios são compostos de polidioxanona, são biocompatíveis e  absorvíveis pelo nosso organismo. Se alcançam todos esses benefícios com baixos riscos para a saúde do paciente.
Ficou interessado em conhecer mais sobre os fios de PDO, e como ele funciona?  Não deixe de ler esse artigo que irá tirar todas as suas dúvidas e mostrar os benefícios desses fios para a sua estética corporal e facial.

O que são os fios de PDO e para que fazer esse procedimento estético?

Comumente, utilizavam-se os fios de PDO em suturas e em cirurgias não estéticas pela capacidade do organismo de absorvê-los. Com o passar do tempo, descobriu-se uma nova função para eles: usá-los na estética. Afinal, percebia-se que onde eles eram inseridos havia uma melhora local da sustentação e da flacidez da pele.

Atualmente, usam-se os fios de PDO em áreas localizadas da face ou do corpo, seja na forma de tração, para melhorar a sustentação, seja para melhorar a elasticidade. Rugas abaixo dos olhos, rugas da testa e da glabela, colo enrugado, papada e pescoço flácidos, bumbum e abdome são as regiões mais indicadas para aplicação.

Portanto, se você deseja rejuvenescer sua pele, redefinir contornos e linhas faciais, assim como recuperar o colágeno na derme, opte pelo procedimento com fios de PDO. Além disso, podem ser associados a outros procedimentos estéticos para atingir um resultado mais rápido e satisfatório. Um exemplo de associação de procedimentos seria a aplicação inicial de toxina botulínica na testa e alguns dias depois fazer a aplicação de fios de PDO. Isso funciona bem para os casos em que as rugas já estão profundas e não atenuam apenas com a aplicação de toxina.

Os tipos de fios de PDO e suas funcionalidades

Há três tipos de fios de PDO usados neste procedimento estético, o de característica lisa, o espiral e o de formato de garra. Cada um deles possui uma função específica e também um local de atuação específico.

Fios de PDO lisos

Esses fios são os mais comumente usados neste procedimento, visto que pode ser aplicado em praticamente toda a face. Em regiões muito delicadas e doloridas, como pálpebras, pescoço e acima dos lábios, eles são uma ótima opção. Em média, utilizam-se de 10 a 15 fios em cada região.

Fios de PDO espirais

Esse tipo de fio tem como objetivo promover um efeito de preenchimento. É utilizado para sulcos mais profundos, como o sulco nasogeniano, popularmente conhecido como bigode chinês. 

Fios de PDO em formato de garra

Esses fios também são conhecidos como espiculados. Esse tipo de fio apresenta pequenas e delicadas garras que proporcionam um efeito de lifting no rosto. Dessa forma, costumam ser utilizados em regiões malares, fazendo tração, ou mandibular, para melhorar o contorno facial. Como eles são mais invasivos, geralmente apenas 2 a 4 fios desse tipo são utilizados em um mesmo local.

Como escolher um profissional para aplicar os fios de PDO?

Para escolher um profissional para esse procedimento estético, procure por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos habilitados, para uma avaliação completa da estrutura da face. É assim que você obterá um resultado harmônico, natural, seguro e prevenirá muitas complicações evitáveis em seu procedimento estético.

O valor total do seu tratamento irá variar de acordo com as regiões do Brasil e com a quantidade de fios necessária para que se obtenha um bom resultado.

Como é feita a aplicação dos fios de PDO?

Após escolher e conversar com um profissional, ele fará sua anamnese para saber se você é propenso a alergias e reações. Também, o profissional fará um estudo minucioso da face do paciente. De forma a verificar qual local mais indicado para a realização.

No dia do procedimento estético, o profissional responsável fará as demarcações no rosto e pescoço do paciente. Dessa forma, os fios de PDO, que são completamente absorvíveis, imperceptíveis e finos,são inseridos de forma separada. Essa inserção é feita em cada local da face, por meio de uma agulha. Essa agulha também ajudará o médico no posicionamento dos fios abaixo da pele, para que sejam inseridos no plano correto.

Todo esse procedimento dura, em média, 40 minutos. É um procedimento minimamente invasivo e muito tranquilo. É realizado sob anestesia local, com pouco desconforto para o paciente. Por serem muito finos, a presença dos fios no subcutâneo não incomoda. Imediatamente após o procedimento já é possível ver alguma melhora, mas, já que os efeitos dos fios dependem da produção de colágeno pelo organismo, o resultado final só será percebido com aproximadamente 3 meses de sua aplicação.

O pós imediato e a durabilidade dos fios de PDO

A recuperação após a aplicação dos fios de PDO também é tranquila e em 1 a 2 dias o paciente retorna para todas as suas atividades. Essa retomada deve ser gradual e com todos os cuidados que o médico recomendar.

É normal que a região na qual ocorreu o procedimento com os fios de PDO fique sensível. Assim como a face pode ficar levemente inchada e com alguma ondulação nos primeiros dias. No entanto, essas reações irão desaparecer de acordo com a regeneração da pele e com os cuidados que o paciente tomará, algo em torno de 15 dias. Entre os cuidados recomendados estão: evitar tocar, movimentar, contrair e dormir em cima do rosto por uma semana. Assim como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e drogas, fumar ou praticar atividades físicas.

A durabilidade dos fios é de aproximadamente 8 a 12 meses.  É durante esse período que o organismo os absorve e eles irão sumir. Portanto, para melhorar os resultados, a aplicação dos fios de PDO pode ser refeita 2 vezes por ano.

Quem pode fazer uso dessa técnica de sustentação?

Pacientes que apresentam flacidez localizada são ótimos candidatos para a aplicação dos fios de PDO. A partir do momento em que o paciente perceber a queda da produção de colágeno, algo em torno de 25 a 30 anos, eles também podem ser aplicados de forma preventiva.

As contra indicações para o uso de fios de PDO e seus riscos

Mesmo que o corpo humano absorva os fios de PDO, ainda há contra indicações em seu uso. Gestantes, lactantes, pessoas com problemas de coagulação ou doenças autoimunes devem evitar esse procedimento estético, a não ser com a liberação do médico.

Em relação aos riscos desse procedimento estético, eles são pequenos. Por ser um fio de componentes absorvíveis e naturais, ele tem baixas possibilidades de reações alérgicas. Seus maiores riscos estão relacionados à técnica de aplicação e aos cuidados de antissepsia do profissional que aplica. Dessa forma, previne-se o risco de infecções locais, lesões de artérias ou nervos e até sangramentos desnecessários. Portanto, a maior prevenção contra as complicações é escolher um profissional certificado que seja confiável.

Consiga o Fox Eyes pelo procedimento com fios de PDO

O Fox Eyes, ou “olhos de raposa”, é um dos procedimentos estéticos mais famosos na atualidade. Ele se resume por ser uma técnica na qual se eleva a porção caudal da sobrancelha. Isso causa um movimento de puxar o olhar, deixando ele mais sensual e alongado.
Por meio do procedimento de suspensão com os fios de PDO, é possível conseguir a técnica do Fox Eyes, inserindo os fios e fazendo um lifting na região do final da sobrancelha que irá levantar o olhar.

Fale com a Médica!

Estou agora no WhatsApp, envie sua mensagem.

whatsApp Estou Online, Fale Comigo