Bigode Chinês

O bigode chinês é um dos grandes vilões das mulheres mais vaidosas e preocupadas com a boa aparência. Você sabe por que ele surge e como tratar?

Essa ruga específica incomoda muito por sua localização: ela se forma iniciando nas laterais inferiores do nariz e prossegue até os cantos da boca, deixando uma área marcada e profunda.

Muitas pessoas buscam um tratamento definitivo para o bigode chinês, a fim de acabar de uma vez por todas com essa marca de expressão tão desagradável. Mas será que ele existe?

Vamos então entrar em detalhes a respeito do bigode chinês: por que ele surge, suas principais causas de aparecimento, tratamentos medicamentosos e dermatológicos e diversos outros aspectos importantes. Leia até o final e saiba tudo sobre esse assunto.

O que é o bigode chinês?

O bigode chinês nada mais é do que uma marca que se forma na face, próximo da boca e do nariz, conhecida cientificamente como sulco nasogeniano.

O problema pode surgir como consequência de diversos fatores, os quais precisam primeiro ser identificados para então solucionar o sulco. Importante saber que a melhor pessoa para auxiliar você a tratar e amenizar o bigode chinês é, portanto, o médico dermatologista.

Causas principais do aparecimento do bigode chinês

Essa ruga específica pode surgir por causa de diversos motivos, que geralmente estão associados. São eles:

  • Fator genético (Flacidez precoce, estrutura facial etc);
  • Exposição solar sem proteção adequada;
  • Modificações estruturais da face com a idade;
  • Alimentação inadequada;
  • Tabagismo;
  • Perda de peso rápida.

Converse com seu dermatologista para entender mais sobre as causas dessa ruga desagradável.

É possível prevenir o aparecimento do bigode chinês?

Todo hábito de vida saudável, em geral, contribui para retardar o envelhecimento e, consequentemente, desacelerar a formação de rugas de expressão e sulcos. Em algum momento, como consequência do processo natural da vida, o colágeno diminui, as rugas aparecem, mas a realização precoce de procedimentos estéticos contém esses avanços, proporcionando um envelhecimento com naturalidade. Veja algumas medidas que podem auxiliar como retardantes do envelhecimento:

  • Usar protetor solar diariamente, mesmo em dias sem sol;
  • Evitar o tabagismo;
  • Praticar atividades físicas;
  • Alimentar-se adequadamente e evitar dietas sem orientação do nutricionista;
  • Utilizar produtos hidratantes e antioxidantes;

Além disso, outras medidas como o consumo de um bom colágeno oral e o uso de medicações tópicas que auxiliem na qualidade e uniformização da pele, melhoram ainda mais os efeitos dos procedimentos que você realiza.

Quais os tipos de tratamentos com produtos para amenizar o bigode chinês?

O ideal em todo tratamento, sempre é iniciar pela prevenção. Após o aparecimento do bigode chinês, é possível realizar alguns tipos de tratamentos com cremes específicos, que embora melhorem a textura e o viço da pele, não conseguirão, sozinhos, corrigir o problema da ruga, funcionarão como tratamentos adjuvantes, ou seja, complementares. São eles:

  • Hidratantes faciais;
  • Produtos com ácido hialurônico;
  • Dermocosméticos com vitamina C e outros antioxidantes;
  • Ácido retinóico e seus derivados.

O ideal é que você faça uma consulta com seu dermatologista para que ele avalie seu caso especificamente, a fim de indicar então os melhores tratamentos para suavizar o seu bigode chinês.

Procedimentos dermatológicos para suavizar o bigode chinês

Além da prevenção e do tratamento com dermocosméticos, em alguns casos pode ser necessário proceder a medidas mais invasivas, por exemplo:

  • Preenchimento com Ácido hialurônico;
  • Bioestimuladores de colágeno
  • Fios de PDO
  • Laser de CO2 fracionado;
  • Radiofrequência;
  • Cirurgia.

O dermatologista será o profissional adequado para lhe dar todas as informações e indicar, assim, o melhor tipo de procedimento para você.

Os procedimentos deixam cicatrizes?

As cirurgias e procedimentos dermatológicos visam sempre ser o menos invasivos possível, evitando, portanto, as cicatrizes. O preenchimento facial com ácido hialurônico, que é o mais utilizado, não deixa cicatrizes, se realizado com microcânula (uma agulha de ponta redonda) praticamente não deixará marcas nem hematomas, permitindo ao paciente retornar imediatamente às suas atividades habituais.

Qual o tempo de recuperação e como ela ocorre?

A depender do procedimento realizado, o tempo de recuperação é diferente. Nos casos de preenchimento com ácido hialurônico, não há a necessidade de um tempo de recuperação. A pessoa pode então voltar a suas atividades normais no mesmo dia.

Já aqueles que passam por tratamentos como o Laser CO2 fracionado, IPCA ou tunelização dérmica devem evitar exposição solar absoluta por pelo menos 3 dias, e seguir as orientações do dermatologista.

Aqueles que passam por cirurgias, devem seguir uma recuperação mais rígida para que não haja complicações, sempre seguindo as orientações médicas.

Escolhendo um dermatologista

É muito importante que você sempre verifique se o médico escolhido tem registro no Conselho Regional de Medicina. Essa informação não deve ser negligenciada, já que o profissional precisa comprovadamente ter cursado medicina e estar devidamente inserido no conselho regional.
Procure informações com outros pacientes, pessoas que já realizaram procedimentos, busque dados e avaliações no google, ou em sites médicos. Procure um médico que tenha autoridade no assunto.

A consulta

Durante sua consulta com o dermatologista para averiguar os procedimentos ou tratamentos necessários para amenizar o bigode chinês, é recomendado então que você busque diversas informações e tire dúvidas.

Além disso, é muito importante que converse com o médico a respeito dos métodos que serão utilizados para buscar a solução do seu problema. Dessa forma você fica mais tranquilo, sabendo exatamente todos os passos que serão necessários durante o procedimento e recuperação.
Assim, durante a consulta, atente-se aos seguintes pontos:

  • Informe ao seu médico tudo o que lhe for pedido;
  • Indague a respeito de tratamentos e opções;
  • Busque informações a respeito de produtos que devem ser utilizados;
  • Pergunte sobre tempo de recuperação e medidas que devem ser tomadas;
  • Faça um orçamento do tratamento completo.

A consulta com o dermatologista é o momento ideal para que você consiga tirar todas as dúvidas remanescentes e ainda saber sobre valores do tratamento e consulta.

Preço dos procedimentos

Como dito, a melhor hora para saber a respeito de valores de consultas e tratamentos é sempre na consulta com seu dermatologista. Isso porque apenas ele poderá orçar valores e garantir que você faça o melhor tratamento pelo preço justo.

Evite buscar informações sobre preços na internet, já que cada pessoa precisará passar por um tipo de tratamento diferente, o que irá causar uma variação nos valores, que mudam inclusive com a cidade onde é realizado. Converse com seu médico, trace um tratamento que seja efetivo e que caiba no seu orçamento e defina os gastos.

Essa é a melhor forma de evitar surpresas na hora de planejar os seus tratamentos contra o bigode chinês.

Quais são os resultados dos procedimentos contra bigode chinês?

O bigode chinês, na maioria das vezes é originado devido ao reposicionamento e perda dos coxins de gordura da face, da remodelação óssea e da flacidez. Portanto, são esses pontos que devemos atingir com os tratamentos, seja repondo volume para substituir a estrutura facial perdida, seja para deixar a pele mais firme ou a associação das duas técnicas. Portanto, nem sempre atuamos diretamente sobre o bigode chinês para amenizá-lo.

Geralmente, as aplicações de ácido hialurônico já aparentam uma melhora imediatamente após sua aplicação, no entanto, demoram alguns dias para mostrar o seu resultado final, em torno de 15 a 30 dias, dependendo da área da face.

Os bioestimuladores de colágeno e os fios de PDO apresentam melhora do problema aproximadamente 3 meses após a primeira aplicação, pois depende da produção de colágeno pelo próprio organismo.

Os tratamentos com laser fracionado podem demorar desde semanas até um mês após a primeira aplicação para dar resultados. Podem ser necessárias mais sessões, mas apenas o dermatologista irá definir de quantas você irá precisar.

Riscos envolvidos nos procedimentos

Todo tipo de procedimento envolve riscos, mesmo os mais simples. Podem ocorrer então as seguintes complicações, a depender do tratamento que você venha a realizar:

  • Edemas;
  • Descamação da pele;
  • Pequenos hematomas
  • Sensação de queimação ou vermelhidão na área tratada.

Reforçamos a informação de que, quanto mais preparado for o profissional, haverá menos riscos envolvidos no seu tratamento de bigode chinês. Portanto, busque sempre informações e referências do profissional que irá cuidar do seu caso.

Perguntas e respostas

Agora você já sabe mais sobre o bigode chinês, o que é, o que pode causá-lo, como prevenir e até entendeu mais sobre alguns procedimentos que são frequentemente utilizados para amenizar o problema e melhorar a aparência geral da pessoa.

No entanto, algumas dúvidas podem continuar a aparecer. Separamos alguns questionamentos comuns para que você possa chegar na sua consulta sabendo mais ainda a respeito dos procedimentos dermatológicos. Confira.

O bigode chinês é exclusividade das mulheres?

Não. O bigode chinês é um problema que pode afetar tanto homens quanto mulheres, já que é consequência natural do envelhecimento. A perda de elasticidade na pele contribui muito para que esses vincos na face apareçam em algum momento. Portanto, ambos os sexos podem aproveitar os tratamentos, que têm resultados cada vez mais naturais.

É possível fazer mais de um tratamento ou preciso optar por apenas um?

Podem ser feitos mais de um tratamento ou até mesmo combinações deles. Mas lembre-se de que, seja como for, seu médico dermatologista precisará então dar o aval e realizar os procedimentos. Sempre consulte o médico antes de qualquer decisão.

É possível evitar o aparecimento do bigode chinês?

Sim. Se o paciente inicia seus tratamentos de forma preventiva enquanto ainda é jovem, com a realização de procedimentos pouco invasivos como os preenchimentos de ácido hialurônico, vamos driblando os efeitos do tempo. Como dissemos, o envelhecimento é um processo natural da vida, portanto, o bigode chinês e as rugas irão aparecer em algum momento. No entanto, tendo os cuidados necessários e cuidando da pele, você retarda o envelhecimento ou mesmo ameniza os efeitos negativos das rugas.

Esperamos que você tenha compreendido um pouco mais a respeito do bigode chinês e seus tratamentos. Marque sua consulta dermatológica hoje mesmo e faça então uma avaliação para optar pelo melhor tratamento para o seu caso.

Fale com a Médica!

Estou agora no WhatsApp, envie sua mensagem.

whatsApp Estou Online, Fale Comigo