Cicatriz de acne

A cicatriz de acne é um problema extremamente indesejado que afeta as pessoas que sofreram com graus elevados de inflamação na pele.

Essa situação é comum e, infelizmente, acomete diversas pessoas que passam pelos cravos e espinhas na época da adolescência ou, até mesmo, na idade adulta.

Saber o que é a cicatriz de acne e como tratá-la de forma adequada é fundamental para que se  possa recuperar gradativamente a autoestima e amenizar essas marcas tão indesejadas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Hoje, iremos trazer diversas informações que com certeza irão interessar a você, que passa por esse problema e quer dicas a respeito de como melhorar sua aparência acabando de vez com essas cicatrizes no rosto. Fique até o final e saiba tudo sobre a cicatriz de acne.

O que é a cicatriz de acne?

A cicatriz de acne é uma marca rebaixada na pele, que pode se dar por alguns fatores, a depender do caso em questão:

  • Manipulação das espinhas inflamadas;
  • Predisposição genética;
  • Acne com grau elevado, mais precisamente entre os níveis 3 e 5.

Dependendo do tipo da cicatriz de acne, o dermatologista pode optar por diferentes tratamentos – o que veremos mais à frente. No geral, se a pessoa faz o tratamento adequado e controla a acne, tem menos chances de ficar com as marcas na pele. Aqueles que possuem acne nos graus 3 a 5, tendem a ter muito mais chances de passar por essa situação indesejada.

Por que a cicatriz de acne surge?

As principais causas da cicatriz de acne são a grande inflamação cutânea provocada por um cuidado inadequado do rosto ou mesmo pelo hábito recorrente de “estourar” as espinhas. Durante o processo de cicatrização, se forma então um colágeno ruim, desorganizado, além de tecido fibrótico que causa aderências entre a pele e o subcutâneo, causando os rebaixamentos de relevo.

Tipos de cicatriz de acne

Apesar de algumas pessoas não saberem, a cicatriz de acne não é sempre a mesma coisa. Ela tem formas diferentes e pode se apresentar na pele com aparências distintas. E claro, existem tipos de tratamento específico que funcionam melhor em cada uma delas.
Os tipos de cicatriz de acne são 5, sendo:

  • Atrófica;
  • Hipertrófica.
  • Distrófica
  • Distensível
  • Mistas

É possível prevenir o surgimento da cicatriz de acne?

A melhor forma de prevenir o surgimento de cicatriz de acne é sempre fazendo o tratamento precoce da acne. Muitas pessoas que sofrem com acne não buscam o auxílio de um dermatologista e simplesmente esperam o problema ir embora sozinho.

Quem trata precocemente e usa as medicações indicadas pelo médico, tem menos chances de desenvolver quaisquer dos tipos de cicatriz de acne.

Quais os tipos de tratamentos com produtos dermocosméticos para melhorar a cicatriz de acne?

Primeiramente, devemos lembrar que não é prudente usar nenhum tipo de creme ou produto que possa conter medicação sem a anuência do dermatologista. Além de  não trazer o efeito desejado no seu caso, pode trazer algum tipo de dano à sua pele. Os cremes, sozinhos, não são capazes de modificar de forma importante a aparência das cicatrizes.

Alguns dermocosméticos que são utilizados para melhorar a qualidade da pele do paciente com cicatrizes de acne:

  • Produtos que contenham vitamina C;
  • Ácido salicílico;
  • Máscaras hidratantes;
  • Ácido glicólico.
  • Ácido retinóico

Consulte então um dermatologista e veja se algum se encaixa bem no seu caso.

É possível acabar com a cicatriz de acne?

É possível atenuá-las, caso a pessoa afetada busque ajuda de um profissional qualificado e que siga devidamente o que for pedido. No entanto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Nenhum tratamento consegue chegar a 100% de eficácia, mas as melhoras são significativas e animadoras. Apenas no decorrer do processo e claro, dependendo do tipo de cicatriz, o dermatologista poderá então avaliar e seguir a melhor rota para ter os melhores resultados.

Procedimentos dermatológicos para suavizar a cicatriz de acne

Os procedimentos para amenizar a cicatriz de acne variam conforme o tipo de cicatriz que você tem. Sendo assim, primeiro o dermatologista fará uma avaliação detalhada e, em seguida, recomendará o que for mais adequado para a situação.

Para as cicatrizes atróficas, em que a área perde volume e fica com o relevo rebaixado os mais usados são:

  • Tunelização dérmica
  • Bioestimuladores de colágeno

Esses não são os únicos tratamentos possíveis. Apenas o médico poderá avaliar e indicar um deles, ou, uma combinação de técnicas.
Já para as cicatrizes hipertróficas, em que há um sobressalto na pele, os que funcionam melhor são:

  • Cirurgia;
  • Nitrogênio líquido;
  • IPCA.
  • Radiofrequência pulsada com multiagulhas (RFPM)
  • Infiltração intralesional de corticóide

No caso das hipertróficas, pode ser necessário, quase sempre, combinar diferentes técnicas. 
Para as cicatrizes distensíveis:

  • Laser de CO2 fracionado
  • IPCA

E para as cicatrizes distróficas, em que existe um tecido fibrótico que precisa ser destruído:

  • RFPM
  • Peeling de ATA
  • Peeling de fenol

Os procedimentos deixam cicatrizes?

De forma geral, os procedimentos dermatológicos visam não deixar cicatrizes. A maioria dos tratamentos citados acima nem sequer deixam marcas na pele após o período de recuperação.

O objetivo aqui é eliminar as cicatrizes, portanto, o paciente pode ficar tranquilo em relação a marcas de procedimentos, já que eles apenas deixam o rosto com vermelhidão ou até inchaço apenas por um curto período de tempo.

Qual o tempo de recuperação e como ela ocorre?

Isso varia de procedimento para procedimento, e apenas o seu dermatologista poderá indicar o tempo de recuperação, já que a sua cicatriz de acne pode requerer um tipo ou mais de intervenções diferentes.

De forma mais genérica, procedimentos dermatológicos como IPCA, laser, RFPM e tunelização dérmica requerem sim um período de privação de contato com o sol e cuidado com a pele.

Converse, portanto, com seu médico e busque mais detalhes, a depender do que será feito em seu caso.

Escolhendo um dermatologista

Escolher um bom dermatologista começa principalmente com a escolha de um excelente médico. Sendo assim, primeiramente, cheque se o médico escolhido tem o devido registro no Conselho Regional Medicina. Esse é o primeiro passo para que você comece um tratamento com toda a qualidade que você merece.

Após isso, procure também opiniões de pacientes e pessoas que já se submeteram ao procedimento com ele. Busque avaliações sobre seu trabalho e reputação. Procedimentos executados por um bom profissional minimizam os riscos de complicações.

A consulta

A hora da consulta é fundamental para que você tire todas as suas dúvidas. Portanto, não se esqueça de perguntar tudo o que precisa sobre a cicatriz de acne e como você pode vir a resolver esse problema por meio dos tratamentos.

Além disso, busque informações detalhadas sobre outros pontos, como por exemplo:

  • Experiências do médico com casos parecidos com o seu;
  • Valores do tratamento;
  • Necessidade de sessões;
  • Dermocosméticos que você pode utilizar.

Informe também tudo o que for pedido e faça sempre todos os exames designados, para que o dermatologista possa ter todas as informações de que precisa para lhe fornecer o melhor tratamento.

Preço dos procedimentos

Os procedimentos dermatológicos têm preços variados. A depender do caso que precisa ser tratado, podem surgir novos valores. Sendo assim, jamais busque ideia de preços com outros pacientes e nem mesmo pela internet.

Isso porque não é possível saber com certeza que tipo de tratamentos a pessoa fez e qual a gravidade da cicatriz de acne dela. De acordo com a combinação de técnicas a serem realizadas, os valores podem ser maiores ou menores.

Sendo assim, o dermatologista responsável pelo seu caso é a pessoa mais indicada para que você saiba os valores de consultas, tratamentos e indicações de dermocosméticos. Fique atento para não ter surpresas. Consulte sempre um profissional capacitado.

Quais são os resultados dos procedimentos contra cicatriz de acne?

Os resultados dos procedimentos vão depender da indicação correta pelo profissional, da técnica utilizada, do número de sessões necessárias e da resposta de cada organismo. Se todos os critérios forem seguidos corretamente, os resultados são muito bons, melhorando consideravelmente a autoestima dos pacientes.

Riscos envolvidos nos procedimentos

Todos os procedimentos dermatológicos têm riscos. Isso porque são colocados produtos no rosto que podem provocar irritação e alguns efeitos incômodos por alguns dias. De todo modo, quando buscamos um profissional devidamente capacitado, os riscos são, portanto, menores.
De todo modo, alguns riscos inerentes aos procedimentos são:

  • Edemas;
  • Inchaços na pele;
  • Marcas avermelhadas;
  • Sensação de queimação.

Consulte o médico e informe-se sempre dos riscos de cada tratamento a que você precisará se submeter. Pergunte também a respeito dos cuidados específicos que você deverá tomar para, assim, evitar problemas e complicações.

Perguntas e respostas

Agora você já sabe um pouco mais a respeito da cicatriz de acne, não é mesmo? Mas mesmo assim, algumas dúvidas podem ficar para trás. Pensando nisso, trouxemos então um espaço com perguntas e respostas para te ajudar a compreender mais sobre esse assunto.

Preenchimento pode ajudar nas cicatrizes de acne?

Sim, o preenchimento com ácido hialurônico é uma opção viável em alguns casos, mas tudo depende da avaliação que o dermatologista fizer de você.

 

Fale com a Médica!

Estou agora no WhatsApp, envie sua mensagem.

whatsApp Estou Online, Fale Comigo