Olheiras  profundas

As olheiras profundas são desagradáveis e prejudicam a autoestima da pessoa afetada. Você sabe por que ela aparece? Como tratar? É o que veremos hoje.

Esse tipo de problema estético, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, pode ter diversas causas diferentes que levam a esse resultado.

Hoje, vamos saber mais sobre as olheiras profundas e como você pode fazer para evitá-las, amenizar sua aparência e conhecer tratamentos específicos que são muito usados nesses casos. Fique então até o final para saber tudo sobre olheiras profundas.

O que são as olheiras profundas?

As olheiras estruturais são uma profundidade que aparece na parte inferior dos olhos, trazendo um aspecto escurecido e cansado. Elas afetam diretamente a autoestima e o visual.

Muitas pessoas passam por vários tratamentos ou usam diversos cremes para tentar eliminar de vez as olheiras profundas, mas para solucionar o problema, é preciso ter a ajuda de um dermatologista.

Por que as olheiras profundas aparecem?

As olheiras profundas podem surgir por conta de fatores diferentes, dentre eles, os seguintes:

  • Idade;
  • Perda de elasticidade na pele;
  • Flacidez
  • Genética;
  • Perda de peso excessiva ou rápida.

Algumas pessoas têm predisposição genética e já nascem com essa deficiência estrutural que deixa a borda da órbita (a cavidade onde ficam os olhos) aparente. Mas a genética não é a única causa. As olheiras profundas também costumam aparecer em pessoas que já tem idade mais avançada, devido à reabsorção óssea, à redistribuição da gordura da face, à frouxidão dos tecidos ao redor dos olhos e à perda gradativa de elasticidade da pele. Também pode se tornar mais aparente nos casos em que há grande perda de peso.

Tipos de olheiras

Como dissemos, existem vários tipos de olheiras, ao contrário do que algumas pessoas acreditam. As olheiras profundas são apenas um desses tipos.
As olheiras podem ser:

  • Profundas;
  • Pigmentares;
  • Mistas;
  • Vasculares.

As olheiras pigmentares estão relacionadas ao excesso de melanina, sendo portanto mais comum em pessoas de pele morena e negra e tem coloração marrom. As vasculares são arroxeadas e ocorrem mais após noites mal dormidas, devido a uma circulação ruim do sangue na área ou em pessoas atópicas. Já as olheiras mistas carregam características de mais de um tipo.

É possível prevenir o surgimento de olheiras profundas?

No caso das olheiras profundas, quando o fator responsável pelo surgimento é o genético, a prevenção pode não ser possível. No entanto, existem sim formas de evitar o surgimento de olheiras em geral, seguindo algumas dicas:

  • Tenha boas noites de sono;
  • Hidrate a pele da área com cremes específicos para os olhos;
  • Evite comidas com muito sal;
  • Modere na ingestão de álcool.

Essas dicas ajudam muito a evitar o surgimento dessa queixa tão indesejada, mas lembre-se, em alguns casos, pode não ser possível contornar o problema e é sim preciso recorrer a um tratamento.

Quais os tipos de tratamentos com produtos para amenizar as olheiras profundas?

O melhor jeito de utilizar produtos para amenizar o efeito negativo das olheiras profundas na sua aparência é apostar em cremes hidratantes para a área dos olhos, principalmente aqueles enriquecidos com ácido hialurônico e com antioxidantes.
Isso porque a hidratação evita o adelgaçamento da pele e os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento da área, que geraria flacidez, rugas e olhos mais encovados. No entanto, em casos onde a olheira profunda é mais acentuada, pode ser melhor buscar outros procedimentos.
De qualquer modo, informe-se com seu dermatologista a respeito do melhor tipo de creme para ajudar a minimizar as olheiras profundas no seu caso.

É possível evitar o aparecimento das olheiras?

Se a olheira profunda não for genética, sim, é possível evitá-la até certo ponto. De forma geral, algumas formas de olheira ocorrem naturalmente pelo formato do rosto e dos ossos, tipos de pigmentação da pele e outros.
Mas mesmo assim, seguir dicas como as já informadas a respeito de um bom sono e hidratar sempre sua pele podem ajudar muito a fazer com que esse problema tenha menos chances de ocorrer.

Procedimento dermatológico para suavizar as olheiras profundas

O procedimento mais utilizado para combater as olheiras profundas é o preenchimento com o ácido hialurônico. Um procedimento rápido, que dura cerca de 15 minutos para sua realização. É feito sob anestesia local, de forma muito confortável para o paciente. O dermatologista injeta o produto (ácido hialurônico) ao longo do sulco, de forma profunda, em pequenas quantidades. A durabilidade do efeito pode chegar até 1 ano e o paciente irá fazer as manutenções conforme sua necessidade.

Lembrando que, com o envelhecimento, além do sulco aparente, outros problemas podem originar uma aparência inestética na área dos olhos devido à formação de bolsas e da flacidez.

Nesses casos, o dermatologista pode vir a indicar uma combinação de mais de um procedimento, para obter melhores efeitos, como os fios de pdo ou a radiofrequência pulsada com multiagulhas.

O procedimento deixa cicatrizes?

Não. A aplicação de ácido hialurônico é rápida e feita com seringas e agulhas finas, que, assim, não deixam marcas da aplicação ou cicatrizes. O tratamento das olheiras não é cirúrgico, portanto, os procedimentos realizados podem até trazer efeitos transitórios como vermelhidão ou inchaço, mas não prejudicam o rosto permanentemente.

Qual o tempo de recuperação e como ela ocorre?

Quem faz preenchimento com ácido hialurônico tem uma recuperação rápida e os resultados surgem, portanto, após alguns dias. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados após a aplicação.

  • Evite exposição solar;
  • Hidrate sua pele;
  • Use filtro solar;
  • Evite atividades físicas nas primeiras 24 horas.

É importante conversar com seu médico e indagar a respeito de outros tipos de recomendações que você deve seguir. Em aproximadamente 7 dias após a sessão de preenchimento, os resultados começam a aparecer.

Escolhendo um dermatologista

A escolha de um bom dermatologista é o primeiro passo para um tratamento de qualidade das olheiras profundas. Sendo assim, busque sempre um profissional graduado, que tenha inscrição no Conselho Regional de Medicina. Dessa forma, você então garante que estará recebendo tratamento de uma pessoa com qualificação.

A consulta

Durante a consulta com o dermatologista, passe então detalhes sobre seu caso, histórico de saúde e outras informações importantes. Além disso, informe-se a respeito de valores, procedimentos recomendados e informações como:

  • Medicações necessárias;
  • Tempo de recuperação;
  • O que esperar dos resultados;
  • Informações sobre tratamentos efetivos.

Essa é, portanto, a melhor hora para tirar dúvidas e conseguir todas as informações que você precisa para fazer um excelente tratamento.

Preço dos procedimentos

Os valores dos procedimentos dermatológicos podem variar bastante. Sendo assim, o único que pode te auxiliar e fornecer esses dados, é o próprio médico dermatologista. Orçamentos vagos pela internet podem não refletir exatamente o que se aplica para você, portanto, tenha muita atenção.
Na hora da consulta, converse com o médico e informe-se sobre os preços. Cada pessoa tem uma peculiaridade no tratamento, o que pode mudar os valores, assim, barateando ou mesmo encarecendo todo o serviço.

Quais são os resultados do preenchimento contra olheiras profundas?

No caso do preenchimento com o ácido hialurônico, há uma regularização do relevo da região ao redor dos olhos. Com a atenuação do sulco, teremos uma aparência mais descansada e mais jovem, além de suavizar o aspecto de escurecimento que era gerado pela sombra da olheira profunda.

Riscos envolvidos no preenchimento com ácido hialurônico

Como todo tipo de procedimento, no entanto, existem riscos. Lembre-se de efetuar o seu preenchimento com ácido hialurônico sempre com um dermatologista, para minimizar as chances de ter problemas desagradáveis.
Assim, esses são alguns riscos inerentes ao preenchimento com ácido hialurônico:

  • Pequenos hematomas
  • Edema
  • Superficialização do produto
  • Oclusão vascular (o profissional injetar o preenchedor dentro de um vaso)

Perguntas e respostas

As olheiras profundas podem causar confusão e dúvidas em quem passa pelo problema. Sendo assim, separamos aqui algumas perguntas e respostas para que você saiba mais ainda sobre o assunto antes da sua consulta com o dermatologista.

Problemas hormonais causam olheiras?

Sim, eles podem vir a contribuir para o aparecimento das olheiras. Sendo assim, até mesmo a gestação pode vir a causar o problema.

Como o ácido hialurônico ajuda a tratar as olheiras profundas?

Por meio do preenchimento com esse ácido, que é naturalmente produzido em nosso corpo, ocorre uma diminuição considerável no espaço entre as células, dando volume à área tratada e assim, disfarçando as olheiras. Seus resultados podem durar até 12 meses.
As olheiras profundas podem mesmo ser um problema extremamente desagradável. Portanto, não hesite em ligar e marcar a sua avaliação. Essa é a melhor forma de estudar seu caso e realizar o melhor tipo de tratamento possível para sanar esse problema.

Fale com a Médica!

Estou agora no WhatsApp, envie sua mensagem.

whatsApp Estou Online, Fale Comigo